previously on Talks by LEIVA…
Projetando com a paisagem | Talks by LEIVA #23
(para falar conosco, responda esse e-mail ou escreva para contato@leivaarq.com)
Para quem nos acompanha de pertinho nas redes sociais, percebeu que nos últimos meses passamos por uma mudança na nossa comunicação e posicionamento. Essa mudança foi a ponta do iceberg da real mudança que estava acontecendo dentro do nosso coração, um reencontro com o propósito que nos fez trilhar a arquitetura.
Mas o que é o propósito de uma marca?
Ele é um motivador, norteador e a razão da marca fazer o que faz. Como nos mostra Simon Sinek, ele é ‘o porquê’ a marca faz. Na arquitetura, o propósito precisa estar alinhado ao que cada profissional acredita sobre o papel da arquitetura.
O mercado brasileiro da construção civil vêm passando por uma mudança, as pessoas estão com medo de investir devido aos altos custos e outras prioridades (como viagens, por exemplo) e isso está se refletindo em decisões mais conscientes na hora de escolher o profissional certo para acompanhar esse processo.
Mas o que a situação do mercado tem a ver com propósito?
Como empreendedores e donos de negócios, nos preocupamos muito com o comportamento do mercado, planejamentos, equipes, ações de marketing, financeiro, administrativo… Como falamos lá no nosso Talks #02, a vida do empreendedor é sempre um turbilhão de emoções.
Ás vezes estamos com tantos projetos ao mesmo tempo que não sabemos como daremos conta, outras estamos quase sem projetos e preocupados com o futuro, como se não bastasse ainda precisamos nos manter sempre atualizados e por dentro das tendências… Alguém por aí se identifica?
E é assim que entramos no piloto automático, e muitas vezes nos perdemos buscando atender ao que o mercado está exigindo, ao invés de fazermos aquilo que realmente acreditamos, o nosso propósito.
E têm alguma coisa de errado, em trabalhar sem ter um propósito?
Tecnicamente não tem nada de errado, mas fica mais fácil se perder.
Quando uma empresa tem um propósito claro, atrai pessoas que acreditam no mesmo propósito, e com isso, passamos de relações de trabalho que não representam nada, para relações afetivas e comprometidas umas com as outras. Temos consciência do que estamos precisando e temos mais satisfação na entrega do resultado. E ainda temos equipes alinhadas e mais felizes.
Por aqui prezamos muito por essa cultura da empresa, que é o quanto a equipe de trabalho está comprometida, engajada e acredita no mesmo propósito que a marca acredita, se tornando embaixadores natos da empresa para a qual trabalham.
E como faço para encontrar o propósito da minha marca?
O propósito da marca está intimamente ligado ao que cada pessoa acredita. Não tem a ver com os benefícios do serviço ou produto que você entrega, nem com o mercado ou o local que você atua, mas sim sobre uma visão de mundo que se reflete no seu negócio.
Para isso não tem caminho mágico, mas sim o clássico papel e caneta (e para os gaúchos, um bom chimarrão) para um dia de reflexão.
O propósito é uma resposta que você dá, que mostra o quanto a sua marca é ÚNICA e ESPECIAL, então pra isso, vamos ajudar com algumas perguntas que são importantes e que podem te ajudar a encontrar o seu propósito:
O que você julga importante na sua vida? Quais são os valores que você defende?
Qual é o estilo de vida que você almeja?
O que você acredita ser o assunto mais importante na sua profissão?
Se você tivesse que falar sobre algum assunto interessante durante 1 hora, sobre o que você falaria?
NO QUE VOCÊ ACREDITA?
E lembre-se, quando for responder as perguntas acima o mais importante é que você só pense em você e em como você se sente, sem pensar em mercado, finanças ou no negócio que você tem hoje (caso já tenha).
E foi assim, fazendo essas reflexões, que percebemos que já não estávamos falando tanto sobre o que acreditamos de verdade que a arquitetura representa, que vimos que estava na hora de resgatar o nosso propósito e muito mais do que incorporar nos nossos projetos, deveríamos falar sobre ele, porque é na arquitetura consciente e sustentável que acreditamos.
Nós acreditamos que a arquitetura tem poder de transformar a vida das pessoas, que podemos fazer uma boa arquitetura mesmo com recursos limitados, uma arquitetura racional, funcional e prática, que vai proporcionar conforto e qualidade de vida.
Acreditamos que o futuro é sustentável e que precisamos usar os recursos naturais a favor dos projetos, criando espaços de bem-estar e em harmonia com a natureza. E finalmente, acreditamos que a arquitetura é responsável por como nos sentimos, vivemos e experenciamos a vida…
Se estamos confortáveis no sofá vendo um filme, se recebemos os amigos na nossa casa e podemos proporcionar um ambiente legal de troca e conversa, se temos espaços iluminados e ventilados, se podemos sentar na varanda no final de um dia cansativo, se podemos ir na horta colher um tempero… É a arquitetura que é o cenário de todos os nossos dias e pode nos proporcionar tudo isso!
E você, no que você acredita?
##O mundo está em tons de rosa e só se fala em Barbie. Uma mistura de cultura do conforto, com um marketing milionário e infinitas collabs e poucas vezes se viu um hype tão grande envolvendo um filme. E a inteligência artificial ajudou a imaginar: como seria uma casa da Barbie projetada por arquitetos brasileiros? E por arquitetos do mundo todo? Então conta pra nós, qual a tua preferida?
Moro e trabalho em SP, mas tenho um sonho de voltar a viver e empreender no "mato"! E venho refletindo muito sobre isso essa semana, e agora ver esse texto foi demais!
Um belo empurrão para tirar o pé de SP e quem sabe transitar de vez profissionalmente para voltar a viver em contato com a natureza ❤.
Aprecio muito o trabalho de vcs! Parabéns.
quando a gente sabe o propósito, a rotina fica mais leve! <3 Adorei a newsss