A montanha russa do empreendedorismo! | Talks by LEIVA #02
Vem descobrir um pouco mais sobre o que nós já vivemos!
previously in Talks by LEIVA #01…
Report de tendências da CasaCor SP
Oi gente! Ficamos muito felizes com os feedbacks que recebemos do primeiro Talks. Esperamos realmente contribuir para nossa profissão e por isso reforçamos que a caixinha abaixo está sempre aberta para interação, conversa e ou sugestão de conteúdos para abordarmos aqui.
Hoje, vamos falar de um assunto que quem empreende vai entender bem:
Empreender é uma montanha russa de emoções
É uma frase que usamos com frequência aqui na LEIVA. Tudo começa no momento de decisão: quando decidimos arriscar, abandonar um salário fixo em troca do incerto. Essa decisão pode ter varias motivações, desde a vontade de ter mais liberdade, a (ilusão) de que ser seu próprio chefe é menos cansativo, o desejo de trabalhar com um propósito e um estilo mais alinhado com as nossas crenças e desejos pessoais. Nesse momento, mesmo sem ter consciência disso, damos start no percurso da montanha russa.
Com a empolgação inicial da criação de uma marca com a nossa identidade, onde podemos expressar o nosso propósito e aquilo que acreditamos na nossa profissão começam aparecer a extensa lista de tarefas: achar um propósito, montar um portfolio, criar uma identidade visual, estruturar a parte burocrática e contábil. E ainda o mais difícil: construir uma carteira de clientes. Onde buscar? Como achar clientes e projetos alinhados com o estilo que a gente se identifica?
E foi assim, logo nos primeiros meses de trabalho, que a montanha russa começou: dias em que temos a certeza de que estamos no caminho certo, um passo de cada vez e, dias que temos certeza de que só pode ter algo de errado, afinal, não é possível que seja assim tão instável e difícil!
E sim, é uma sensação que temos até hoje, porque empreender traz uma carga enorme principalmente quando falamos de prestação de serviço, quando não temos uma entrada financeira constante. Podemos passar dois, três meses sem nenhum contrato novo, lá na ponta de baixo da montanha russa, e no meio do desespero de repente (mas nunca do nada!) fechar três novos contratos - e subir a toda velocidade pro topo da montanha russa. E aí, começamos a nos preocupar em como atenderemos toda essa demanda? E lá vamos nós iniciar de novo a descida.
Para diminuir a velocidade dessa descida, aqui na LEIVA com o tempo fomos criando meios para racionalizar toda essa dinâmica: planilhas, software de controle de contabilidade, software para gestão de prazos e equipe, controle de fluxo de caixa com previsões futuras. Quando estruturamos o nosso negócio e conseguimos visualizar ele a médio prazo, ficamos mais tranquilas, pois sabemos para onde estamos indo e o que eventualmente precisamos corrigir para voltar pro trilho. Um fracasso pode nos desanimar, mas quando estamos com uma boa estrutura, temos para onde olhar e reencontrar o entusiasmo! Já dizia nosso amigo Churchill:
E por último, mas não menos importante, gostaríamos de falar rapidamente sobre a importância de ter clareza das prioridades do escritório. Botamos nosso carrinho pra andar no início da semana, fazendo nossa lista de tarefas semanais: mas quando empreendemos somos tudo, publicitárias, advogadas, contadoras, administradoras e (por fim) arquitetas!
Obviamente, não conseguimos dar conta de tudo (é humanamente impossível) e assim, rapidamente, podemos iniciar uma descida de frustração, mas aí vêm a importância de termos clareza: nossos clientes são sempre a prioridade aqui na Leiva! Eles nunca podem ser colocados em segundo plano, porque prezamos sempre que a experiência de projeto no nosso escritório seja incrível! E, por conta dessa decisão, às vezes deixamos outras funções de lado, o Instagram fica às moscas alguns dias.. e tudo bem! Pois temos clareza de qual é a nossa prioridade, e assim, nosso carrinho não sai mais dos trilhos por isso!
E assim vamos tentando equilibrar para que o carrinho fique mais tempo no topo, porque é muito mais fácil trabalharmos quando estamos animadas, com o andamento do que estamos construindo. Mas, também entendemos que vão existir momentos que o carrinho vai cair, com ele vêm as dúvidas e incertezas e, nesse momento não podemos esquecer que ele vai subir de novo! E assim seguimos construindo nossa marca…
O talks de hoje foi quase um desabafo! E queremos saber, você se sente assim também? Em uma montanha russa de emoções as vezes dentro de um mesmo dia?
De cada parágrafo acima a gente pode tirar pelo menos um tópico para os próximos Talks: construção de marca, estrutura contábil, precificação, softwares de gestão, padronização de processos internos pra facilitar a rotina.. Algum desses assuntos te interessa mais? Vota lá nos nossos stories!
💡 dica Talks
Pra quem gosta de saber mais sobre os bastidores do empreendedorismo, indicamos a leitura do livro A Marca da Vitória, uma autobiografia do Phil Knight fundador da Nike, onde ele conta toda a trajetória da marca (e pasmem! Ele passou por toda essa montanha russa e muitas vezes tinha dificuldade de entender o tamanho daquilo que ele estava criando)
📢 compartilhando abas
→ A WGSN, agência que antecipa tendências divulgou a cor do ano de 2024! Sim, 2024!
→ Linkando com nosso Talks #01, deixamos aqui esses dois artigos do Archdaily sobre a tendência que está crescendo..
Obrigada por ler até o final! E se gostou, não esqueça de compartilhar e se inscrever :)