Tchau 2022, vem 2023! | Talks by LEIVA #10
Finalizando o ano com o evento do Push POA | Steal the Look
previously on Talks by LEIVA…
otimizando o seu tempo: ferramentas para melhorar sua gestão
(para falar conosco, responda esse e-mail ou escreva para contato@leivaarq.com)
Como alguns de vocês devem ter visto no nosso instagram, ontem fomos no PUSH pocket em Porto Alegre. O PUSH é um evento impulsionado pelo Steal the Look, criado por uma empreendedora gaúcha que tem como propósito empoderar e impulsionar carreiras. Como o nome já diz, a edição realizada ontem foi apenas uma amostra com três talks, do grande evento que acontece em abril em São Paulo.
O evento pocket foi realizado no Instituto Caldeira, um hub de inovação que restaurou, como o nome diz, um complexo fabril com duas caldeiras que geravam energia para o local. Para nós arquitetas, o local em si já é incrível. Todas as máquinas foram mantidas e restauradas e esse era o palco do evento:
O evento acontece em formato de conversa com mediador, e não no formato palestra. Os tópicos abordados foram: Como criar comunidades, Como criar um conteúdo de destaque e o Os desafios do M&A (fusão e aquisição de uma empresa por um grande grupo).
A palavra chave que resumiu todos os talks foi estratégia. Para criar uma MARCA e não uma empresa, é preciso planejamento, objetivos claros e visão de médio/longo prazo.
É preciso ter muito claro os valores que essa marca vai agregar para as pessoas.
A descentralização das mídias (que antes eram focados na TV) fez com que todos virassem emissores e receptores de conteúdo. Nós somos viciados em rolar o feed. Isso causa uma exaustão e uma sobrecarga de informação no nosso cérebro, que vai nos tornando mais seletivos com aquilo que consumimos.
“O concorrente mais forte de qualquer marca, é o tempo.”
E aí, entra a importância da marca gerar valor pra os consumidores, e criar conteúdos que encantem o público. O ponto mais fácil de contato com os consumidores, são as redes sociais – e é preciso abastecer a audiência com constância e estratégia.
Montar uma linha editorial, uma espinha dorsal de tópicos que a sua marca aborda, pode servir como balizador e facilitar essa constância. Além disso, é melhor ter UM canal, bem abastecido, do que estar presente em todos, e não dar conta.
Esse encantamento e valor gerado com o conteúdo, está diretamente ligado ao engajamento da marca. E assim, a relação com as marcas passa a ser passional, o consumidor precisa se importar com a marca para procurá-la e consumi-la no meio de tantas outras.
Com isso, as marcas deixaram de se posicionar como protagonistas na vida dos consumidores, para se tornar aliadas. Elas estão ali para impulsionar e levar seus consumidores mais longe, não para ser o centro.
Além das redes, o ponto de virada para criação da comunidade é a aproximação com as pessoas que usam a marca. As pessoas têm a necessidade de serem ouvidas e fazerem parte. Por isso, trazer elas para dentro do processo criativo de um produto, por exemplo, ou então criar eventos presenciais de imersão, onde o cliente vai se sentir parte de um grupo, sentir que ele realmente importa, podem mudar o rumo da marca – os consumidores passam de meros clientes para defensores da marca.
Um exemplo claro disso, que estava no talks é a Olympikus, que se inseriu na comunidade de corredores (sim, nem sempre é preciso CRIAR uma comunidade, você pode inserir a sua marca em uma comunidade já existente – o que é mais viável para pequenas marcas!), passou a incorporar membros de grupos de corridas na criação dos seus produtos, e criou um evento que leva seus consumidores para correr nos lugares mais variados do Brasil. Essas ações tiveram um impacto direto nos números da empresa.
Óbvio que estamos falando de grandes marcas, com budgets que facilitam essas estratégias, mas é bom colocar essa sementinha na cabeça de cada empreendedor e, quem sabe você consegue adaptar para a realidade da sua marca? Uma maneira mais fácil de criar essa aproximação com os consumidores, por exemplo, é criar grupos de whatsapp ou telegram com os clientes mais assíduos da marca e ali fazer ações, recolher feedbacks...
Podemos dizer que o grande aprendizado do evento para nós foi: é necessário estabelecer metas e objetivos claros, de médio e longo prazo, e então traçar estratégias que vão fazer o caminho até eles. É importantíssimo, a análise dos resultados de tudo que for colocado na rua – posts, ações, patrocínios, pois só assim será possível analisar se essas estratégias estão realmente te levando para o caminho certo ou, é preciso mudá-las.
Sem falar que é sempre bom se manter atualizado, ouvir pessoas que sabem muito do que estão falando, cases de sucesso que nos inspiram, e mantem sempre viva a vontade de fazer a marca crescer mais e mais!
E agora para finalizar a nossa última news do ano, queremos compartilhar um pouco do que foi 2022 pra nós!
Este foi um ano desafiador, um ano de mudanças, mas também de aceitação! Aceitar que estamos vivendo um novo normal: que a modalidade de trabalho já não é mais pré-definida pela pandemia e sim uma escolha, que provavelmente os valores das coisas não vão voltar mais e tivemos que adaptar nossa rotina para isso, e assim por diante… Mas também foi um ano de grande evolução, pelo menos para nós!
Foram muitos projetos novos, cinco visitas fora do estado, muitas reuniões, aumento da equipe, canecas, café, coleção campestre e a newsletter! Tudo isso para dizer que, foi o ano de consolidar, apropriar e melhorar ainda mais.
Mas, por que trazer esse relato na nossa news sobre gestão e empreendedorismo? Para que vocês saibam, que não estão sozinhos! Sim, a vida do empreendedor é loucura, correria e mil tarefas (muitas das quais aprendemos na marra mesmo), mas também, é realizar o sonho de tantas pessoas, proporcionar uma vida melhor e ajudá-las a ter novas experiências: esse é o nosso resultado!
Então, nosso recado é: não se esqueça de valorizar o trabalho do ano e aproveitar as férias! Além de empreendedor(a), você também é um ser humano, e, férias desconectadas do trabalho podem servir de grande impulso para iniciar o próximo ano com mais energia, disposição, e quem sabe, algumas ideias novas, daquelas que só surgem no ócio, ou quando não estamos vivendo na correria do dia-a-dia!
Obrigada a todos os nossos leitores que nos acompanharam nessa trajetória de 2022 por aqui. Foi um prazer conversar com todos vocês!
Um feliz natal e um próspero ano novo!