LEIVA 3 anos | Talks by LEIVA #19
Como o aniversário da empresa pode alavancar o meu negócio? E uma olhada nas principais trends da Milan Design Week
previously on Talks by LEIVA…
O que será das lojas físicas no futuro?
(para falar conosco, responda esse e-mail ou escreva para contato@leivaarq.com)
Hoje a LEIVA completa 3 anos de existência e nós adoramos comemorar o aniversário da empresa, assim como achamos que todo empreendedor também deveria, afinal 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano. Por mais alarmante que seja esse dado, não é dele que viemos falar hoje, mas sim, em como nós não só passamos do primeiro ano, mas em como continuamos evoluindo até hoje.
Uma coisa que muita gente esquece é que a empresa é um ORGANISMO VIVO, que a medida que se desenvolve passa a sofrer cada vez mais interferências do mercado. E assim como muitos de nós aproveitam o aniversário para fazer uma análise do ciclo que se encerra, de como evoluímos e crescemos, a empresa DEVE fazer o mesmo.
Uma empresa saudável é aquela que tira tempo para planejar o futuro.
Vamos aproveitar para fazer uma pausa aqui para contar um pouco mais de quem somos, primeiro porque temos muitos inscritos novos por aqui! Nossas boas vindas a todos que chegaram aqui a partir da Bits to Brands! E segundo, porque precisamos sempre manter em mente de onde viemos, para saber para onde ir.
A LEIVA nasceu com o sonho de duas garotas que vieram de cidades do interior, que queriam levar a arquitetura para onde ela não estava.
A Larissa viveu sua infância vendo os avós agricultores trabalhando duro no campo, mas mesmo com todo aquele contato com a natureza, não tinham qualidade de vida. Enquanto a Nathana, apesar de ter passado muitos momentos felizes da infância na chácara dos pais, acreditava que a verdadeira vida seria na cidade grande.
As duas entraram para a faculdade de arquitetura acreditando que seriam nas cidades que encontrariam a sua vocação. Mas como a vida sempre tem um jeito de nos colocar no caminho certo, já avisamos que não foi bem assim… kkk
Durante a graduação, a Larissa começou a conviver com o campo de uma maneira mais próxima e a Nathana percebeu que ao contrário do que pensava a verdadeira felicidade estava lá na vida simples do interior, e as duas começaram a ampliar o olhar para esse lugar, que não se estuda na faculdade de arquitetura: O CAMPO.
A arquitetura não estava naquele espaço, e quanto mais convivíamos com o campo, mais sentíamos que tínhamos que fazer algo ali.
E então nos fizemos uma pergunta (afinal são as perguntas que mudam o mundo): SE PUDÉSSEMOS FAZER QUALQUER COISA NO MUNDO, O QUE FARÍAMOS?
E por mais que achássemos que tínhamos encontrado a resposta para essa pergunta naquele momento, na verdade, foi no aniversário de 1 ano da empresa que realmente encontramos a resposta: queríamos proporcionar aos nossos clientes, uma vida mais LEVE em contato com a NATUREZA e com o CAMPO.
Por isso, reforçamos aqui: cada aniversário da empresa é um momento para nos fazermos BOAS perguntas: estamos no caminho certo? estamos chegando aonde queríamos? como podemos melhorar? é o momento de uma reestruturação?
E foi com esse intuito também que criamos a nossa news, afinal durante esses três anos já nos fizemos a mais diversas perguntas e aqui podemos compartilhar algumas das respostas com as quais nos deparamos, e também escutar novas perguntas de toda comunidade que se reúne quinzenalmente aqui para trocar experiências.
##Milan Design Week, a maior feira de design do mundo aconteceu no final do mês passado e nós que gostamos de estar sempre por dentro das tendências não podemos deixar de comentar…
Parece que o grande destaque por lá foi a iluminação. Em uma mistura de passado (inspiração) e futuro (tecnologia), foram o ponto alto de diversos estandes e instalações. Os tamanhos ficaram nos extremos: pequena e portátil ou enorme como uma grande peça de arte.
Outras tendências vistas por lá, nós até havíamos comentado por aqui na nossa news de estreia: o uso das cores (superamos o all white!), a valorização dos materiais naturais - com destaque para o vidro, a pedra e principalmente o alumínio, compondo todo o tipo de mobiliário e decoração (será o retorno do brutalismo? a ver…), além da continuidade do uso de tecidos com muita textura, estimulando os sentidos.
Além disso, uma peça chamou atenção por estar presente em muitos ambientes: a tão amada poltrona, que sempre foi ícone de design. Agora, quanto mais orgânica e aconchegante, melhor.
A inteligência artificial e o phygital marcaram presença de várias formas, seja fazendo uma previsão futurista do mundo do design ou usando um algoritmo para gerar formas de peças como banquetas e vasos cerâmicos, mostrando que já é uma realidade e ao design resta incorporá-la.
Por fim, algo que chamou atenção foi a presença massiva de marcas de moda, fazendo collabs com designs, ampliando suas coleções para casa e criando grandes instalações, incluindo as mais comentadas de toda a semana.