Como saber se os seus projetos vão deixar os clientes felizes? | Talks by LEIVA #13
O uso dos sentidos nos espaços projetados
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No início do ano falamos sobre as 6 tendências que você precisa saber para projetar em 2023. Mas, o que todas elas têm em comum é a premissa de que os projetos precisam promover espaços felizes. E para isso, acreditamos que o design precisa ter no centro a experiência humana e saber explorar os sentidos de maneira inteligente, sabendo o que será importante e necessário para o cliente.
Estamos vivendo uma era de imediatismo e consumismo acelerado. Procuramos experiências e momentos que nos forneçam uma rápida descarga de adrenalina e hormônios associados ao prazer.
Mas, o prazer de viver um momento específico não é algo duradouro como a felicidade. A felicidade é um sentimento mais profundo, que vêm do contentamento de se sentir valorizado, conectado, saudável, feliz e aconchegado.
Então, como exatamente os nossos projetos podem promover essas sensações que irão promover a felicidade e criar memórias realmente impactantes na nossa vida?
Somos seres sensoriais, buscamos experimentar coisas novas com todos os sentidos do nosso corpo.
Quem nunca passou em uma loja e teve vontade de tocar um objeto para senti-lo? Ou então entrou em um ambiente e sentindo o cheiro de comida, percebeu que estava com fome? Essas sensações refletem diretamente em como interpretamos aquelas experiências.
Além dos sentidos, também precisamos atentar a um fator extremamente importante que muitas vezes é negligenciado no design dos nossos projetos: a experiência anterior e a vida dos usuários.
As memórias são associadas aos nossos sentidos e espaços que estimulem aquele mesmo sentido podem trazer memórias (boas ou ruins) para cada pessoa.
Vamos á alguns exemplos: podemos estar falando de alguém cuja infância incrível foi marcada por histórias, que a faziam sonhar e viver em mundos mágicos, e então, poderíamos sugerir espaços coloridos na sua casa, para que estimule a criatividade e a memória afetiva associada aqueles bons momentos.
Enquanto isso talvez uma pessoa que tenha passado vários momentos desagradáveis em hospitais durante a vida, possa ter inúmeros sentimentos ruins associados a espaços cleans e extremamente brancos, então para essa pessoa, teríamos que prever espaços de maior conexão com a área externa, abertos e com muita vegetação.
A arquitetura é responsável por como percebemos os espaços, pelo nosso bem-estar e felicidade. E para atingirmos esses sentimentos, precisamos de experiências que nos proporcionem uma verdadeira conexão através do estimulo dos nossos sentidos e da experiência do usuário.
Como podemos então aplicar na prática o uso dos sentidos?
VISÃO
A visão é um dos sentidos mais explorados e também um dos que mais é estimulado. Podemos fazer jogos de cores, de luz, conduzir o olhar a um determinado ponto importante e é também pela visão que a estética arquitetônica é percebida.
Um dos grandes exemplos que temos é a Igreja da Luz do Tadao Ando, que faz um jogo de luz no espaço que realmente transforma a sensação de estar em uma Igreja.OLFATO
O olfato é um dos sentidos mais ignorados por nós arquitetos, mas que quando explorado pode ter grande poder sobre como nos sentimos. Os cheiros podem mudar a forma como percebemos as coisas imediatamente. Pense naquele cheiro de mata molhada. Só de pensar provavelmente você teve uma reação á essa memória. Imagine o poder do olfato quando efetivamente sentido.
TATO
Os elementos construtivos nos fornecem um grande potencial para explorar o sentido do tato. Poder tocar nos elementos, sentir as diferentes texturas, de uma parede de tijolo aparente á uma cortina sedosa, cada material influência em como nós sentimos os espaços e no tempo de permanência que teremos naquele ambiente.
PALADAR
O paladar é um dos sentidos que usamos normalmente de forma indireta nos nossos projetos. Por mais que já tenham estudos mostrando que o cimento comestível é possível kkkk, ainda preferimos trazer o alimento como parte integrante do projeto: hortas próximas á casa, promover o cultivo de alimentos orgânicos e pomares onde possamos comer a fruta direto do pé.
AUDIÇÃO
Esse é um sentido bastante explorado em atrações turísticas e espaços públicos. O som pode ser usado para elevar o sentimento da pessoa, promover a concentração ou a desconcentração e levar a pessoa á outro estado de espírito.
Quanto mais sentidos utilizarmos em cada projeto, mais chance de estarmos projetando espaços felizes! Mas cuidado, também não adianta sair estimulando todos os sentidos ao máximo, pois podemos ter a reação contrária e criar um espaço desconfortável. É necessário harmonia!
Se você ainda não têm o hábito de envolver os sentidos na hora de projetar, nossa sugestão é que comece pensando em um sentido de cada vez. O tato é um bom sentido para começar. Então que tal, no próximo projeto, você escolher um espaço para trabalhar a materialidade aparente ou o uso de texturas? Depois conta pra gente como foi!