Review Gramado Summit | Talks by LEIVA #17
Uma conversa sobre branding, marcas e o futuro dos negócios
previously on Talks by LEIVA…
Férias pela Europa | Talks by LEIVA #16
(para falar conosco, responda esse e-mail ou escreva para contato@leivaarq.com)
Nos últimos três dias aconteceu na cidade de Gramado, a Gramado Summit - o maior brainstorming da América Latina. Nós estivemos presentes nos dois primeiros dias em uma imersão no mundo da inovação, marketing e empreendedorismo.
Assistimos mais de vinte palestras, todas ministradas por pessoas a frente de grandes negócios, e saímos de lá com muito conhecimento e insights para compartilhar e trazemos agora pra vocês uma curadoria, dos cinco temas que se destacaram e que se cruzavam na fala de todas essas pessoas. Vamos lá?
#01 - Estratégia
Uma palavra. Muitos pensamentos. Muitas ações. Talvez a palavra mas ouvida nesses dois dias de eventos, que permeia todas as outras áreas. Pensamento estratégico, design estratégico, planejamento estratégico, plano de vendas estratégico e por aí vai…
O que isso quer dizer? Precisamos ter um objetivo CLARO (outra palavra muito usada por lá) de onde queremos chegar com as nossas ações. Não basta estar o tempo todo fazendo coisas aleatórias que nos levarão a resultados que não sabemos quais são.
É preciso traçar um caminho. Para o negócio como um todo, para uma campanha de marketing, para a gestão do seu tempo. Tudo aquilo que é feito com um objetivo claro em mente, de maneira pensada, terá resultados maiores e mais eficiente.
#02 A importância das pessoas
O ser humano está no centro de tudo. São com pessoas que negociamos, de pessoas que compramos e pra pessoas que vendemos.
Em um mundo cada vez mais digital, com chat gpt, inteligência artificial, realidade aumentada, há um fator muito importante que temos que constantemente nos lembrar: há pessoas por trás de tudo isso (seja na sua invenção, seja fazendo seu uso).
E por isso todas as ações de um negócio, de uma marca, devem manter isso em mente - toda estratégia deve ter isso sempre em mente. Empatia, emoção, compaixão, ao lidar com cada pessoa que passa pelo seu dia.
Quais emoções o seu cliente sente ao longo da jornada dele com a empresa? Você já tem o mapeamento dessa jornada?
#03 Não basta fazer bem, é preciso fazer o bem
Qual o impacto que seu negócio causa no mundo? Esse foi outro tema muito falado nesses dois dias de evento. Em um país como o Brasil, com tantas dificuldades e desigualdades, cada negócio deveria ter como missão causar um impacto positivo fora da sua caixa.
Não é atoa que a sigla ‘ESG’ está bombando no mundo dos negócios: se só por essa ótica social você não está convencido que deve gastar tempo, energia e dinheiro da sua empresa para ajudar uma causa, saiba que a nova geração levará isso como um dos principais pontos para tomar sua decisão de se relacionar ou não com uma marca, seja como consumidor, seja como colaborador.
Exemplo de campanha focada em ESG da gigante Coca-Cola - nesse vídeo fica claríssimo como a representatividade também faz parte da sigla… Falando em diversidade:
#04 Valorização da diversidade e do que é nosso
“Nós somos latino-americanos. Nós temos o carnaval, tomamos cerveja na esquina, comemoramos abraçando estranhos o gol do nosso time.”
Essa frase falada em uma das palestras foi bem marcante. Por que vivemos em uma constante busca por inspirações estrangeiras (nós como arquitetos sempre com referências nórdicas, escandinavas…) se vivemos em um país rico em sua própria cultura, tropical, de um povo alegre?
A valorização do que é nosso, do nosso povo real e em toda a sua diversidade é potente.
#05 Saúde, felicidade e família
Sim! Em um evento de negócios esse tema foi recorrente. A importância de estarmos com a saúde em dia, tanto física quanto mental.
É preciso cuidar disso. É preciso viver a vida com mais compaixão pelas pessoas que nos rodeiam, saindo do automático e levando nosso coração para o trabalho, porque no final do dia é isso que importa, a maneira como encaramos as situações e nos relacionamos com as pessoas (se conectando lá com o item #02).
Como diz o João Branco, se passamos mais de metade da nossa vida trabalhando, devemos fazer isso com mais INTENÇÃO e PROPÓSITO. E como diz Joel Jota, não inverta a ordem: “saúde primeiro, depois família e então o trabalho”, afinal sem o primeiro, você não consegue exercer nenhum dos outros.
Além disso, arriscaríamos dizer que mais da metade dos palestrantes agradeceu a sua família: seja mãe, filhos, ou esposa/esposo. Porque no fundo, tudo que fazemos em nossos negócios é para proporcionar bons momentos, conforto e felicidade para quem nos move. E isso não podemos esquecer!
Foram dois dias de imersão enriquecedoras e saímos do evento cheias de insights para aplicar no nosso negócio! Esperamos ter passado pra vocês um pouquinho de tudo isso. Se você tem alguma dúvida, comentário ou curiosidade sobre o evento, não deixe de nos escrever!